Quem Somos

O Centro de Estudos da Economia do Mar (CEEMAR) é um projeto de pesquisa de um grupo de professores do Departamento de Economia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Ele surgiu a partir dos estudos realizados com início em 2019, na região da Costa Verde, Rio de Janeiro. Em evento realizado pelo SEBRAE-RJ através do Fórum de Fornecedores da Baia da Ilha Grande, foi requisitado a busca por oportunidades de geração de emprego e renda na região. Daí voltamos o olhar para o mar como um possível vetor de desenvolvimento econômico regional. Foi a partir desta demanda pontual que foi observada o potencial do oceano como eixo central de desenvolvimento sustentável não só para o estado do Rio de Janeiro como para o Brasil.

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

História

  O Centro de Estudos da Economia do Mar é a consolidação de uma série de estudos iniciados em 2019. Sua realização é resultado de um projeto financiado pela FAPERJ. Iniciou com o professor Alexandre Freitas em pesquisas sobre a estrutura produtiva e políticas de desenvolvimento produtivo ligados ao oceano na Costa Verde e no estado do Rio de Janeiro. Em seguida outros professores se juntaram ao projeto.

O professor Lamounier Ethal realiza atividades de ensino e pesquisa integrados ao apoio as ações de extensão e assessoramento técnico em comunidades locais, com uma expressiva atuação na Zona Costeira do sul fluminense, com enfoque em especial na região de abrangência do Colegiado Território Rural da Baía da Ilha Grande.

O professor Marcelo Pereira Fernandes que se dedicada a estudar as teorias contemporâneas da Economia Política Internacional e a importância do mar no desenvolvimento das nações. Fatores econômicos, políticos, estratégicos e geográficos relacionados ao mar, são destacados. Assim como, o mar do sul da China, a região do Indo-Pacífico e o espaço marítimo brasileiro e seus recursos.

A professora Rúbia Wegner pesquisa a relação entre a economia do mar e o comércio internacional: transporte, logística, política comercial, investimento externo direto e cadeias globais de valor do mar.
Em seguida foi criado um grupo de estudos sobre economia do Mar no CNPQ que passou a incluir estudantes em iniciação científica, mestrado e Doutorado.

Imagem dos membros do centro
Imagem dos membros do centro

Objetivos

 O CEEMAR tem a finalidade de produzir conhecimento sistemático sobre a economia do mar no rio de Janeiro e no Brasil. Pretendemos fornecer dados e análises que possam contribuir para políticas públicas voltadas para o oceano. O rio de janeiro é um dos focos principais. Procuramos desenvolver analises socioeconômicas e ambientais sobre as comunidades costeiras fluminenses, sobre as cadeias regionais de valor ligadas ao oceano e sobre as interações economias com o meio ambiente marinho. A região da Costa Verde é o local mais privilegiado por nossas pesquisas. Através de projetos de pesquisa analisamos como o oceano pode promover o desenvolvimento regional, avaliamos a situação do mercado de trabalho de atividades ligadas ao mar, o impacto do Complexo Portuário de Itaguaí para a economia da região. Nossas análises buscam promover projetos de desenvolvimento regional a partir das atividades ligadas ao oceano, de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. O CEEMAR procura também disseminar os estudos sobre o mar na sociedade através de cursos de curta duração e de pós-gradução lato sensu.